Passeios
TORRÃO - Anta do Torrão; Igreja Matriz (Capela-Mor : os azulejos-séc.XVI- e o pórtico Manuelino rendilhado); Igreja da Palma (azulejos séc.XVII - vida de S.João Baptista). Restaurantes: Excelentíssimo
ALCÁÇOVAS - Residência régia D.Dinis; Capela de S.Theotónio/Palácio Barahona, foi residência do Mestre João Núncio; Paço Quinhentista dos Condes de Alcáçovas - aqui se assinou o tratado de paz, ponto final da guerra da sucessão Espanhola-séc.XV; Museu do chocalho; Feira da Doçaria.
VIANA DO ALENTEJO - Estação arquelógica/antiga povoação Romana "Herdade das Paredes"; Santuário de N.Sra. d Aires; Castelo; Igreja Matriz (Arq. Diogo de Arruda); Olaria Tradicional (origem na antiga Escola de Artes e Ofícios "Mestre Lagarto")
ÉVORA - Catedral (fachada - Pórtico ogival com estátuas dos apóstolos); Museu de Arte Sacra; Templo Romano "de Diana" - ex-líbris da cidade; Termas Romanas dos Paços do Concelho; Aqueduto da Água de Prata - Obra de Francisco de Arruda em 1532/37 para abastecer a cidade de água, ao longo de 18Km, a partir das fontes, em Graça do Dívôr; Colégio do Espírito Santo/Universidade de Évora - Sala dos Actos e Claustro -; Capela dos Ossos - obra macabra do período Filipino, composta de ossos Humanos "Nós ossos que aqui estamos, pelos Vossos esperamos", impresso à entrada; Convento da Cartuxa - ainda habitado por Monges "Cartuxos"; Convento dos Lóios - actual Pousada -; Ermida de S.Braz; Igreja de S. Francisco; Palácio D. Manuel - nele foram representados vários autos de Gil Vicente (pelo próprio) dedicados às Raínhas D. Maria de Castela e D. Catarina de Áustria -; Museu de Évora - em obra de recuperação - tem núcleo na Igreja de Sta Clara; Espaços Culturais e Recreativos: Centro de artes tradicionais (ex Museu do Artesanato) - exposição e venda de artesanato regional; Fórum Eugénio de Almeida - exposições, workshops, conferências, seminários, ciclos de música e cinema -; Teatro Municipal Garcia de Resende (fundado em 1881 e inspirado nas salas de teatro Italianas; Kartódromo de Évora - que realiza em Julho a prova Nacional 24horas de Karting; Aeródromo de Évora - que realiza de 2 em 2 anos o festival "Portugal Air Show". Paisagens Arqueológicas: Menir e Cromeleque dos Almendres, Anta grande do Zambujeiro, Anta do Barrocal
De Vale do Gaio a Estremoz - Vila Viçosa - Redondo
MONTEMOR-O-NOVO: Vila Velha (no alto): Igreja S. João Baptista; Igreja Santiago; Igreja Matriz - aqui foi baptizado o venerável S. João de Deus -; Convento de Nossa Sra. Saudação. Vila Baixa: Igreja da Misericórdia -guarda uma escultura gótica de Pietá em mármore policromado -; Castelo -obra militar, talvez de origem Romana e reconstruído por D.Dinis - está em ruínas -; Museu Agrícola;
LAVRE: Visita ao "Monte Selvagem", parque de lazer e reserva animal.
MORA: Igreja de S.Salvador; Santuário de N.Senhora das Brotas; Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia (Pintor); Fluviário de Mora "descobrir rios e lagos".
PAVIA: Antigo povoado, foi no séc.XIII habitado por colónia de Italianos; em 1287 D.Dinis concede-lhe foral e D.João I incorpora-a no domínio da Casa de Bragança, doando-a a D.Nuno Álvares Pereira; Ermida de S. Dinis -está integrada numa das maiores antas (dólmen-capela) do País. A sua adaptação ao culto Cristão é remota.
ARRAIOLOS: Fundação atribuída a Galo-Celtas 300a.c.. D.Afonso II fez dela doação ao Cabido de Évora e D.AfonsoIII retomou a sua posse. D.Dinis reconstruiu a vila e construiu o castelo e outorgou-lhe foral em 1310; Igreja Matriz; Convento dos Lóios - Ordem de S.João Evangelista, fundado em 1527 (actual Pousada); Solar da Sempre Noiva (belo exemplar da arquitectura rural do Alentejo, construída nos finais do séc.XV (propriedade particular); Tapetes de Arraiolos (Museu na Câmarta Municipal.
ESTREMOZ: Fundado por D.AfonsoIII em 1258. Aqui residiu D.Dinis e morreram a Raínha Sta Isabel e D.PedroI. Foi cenário de importantes encontros políticos na idade média entre os quais as cortes convocadas por D.João I. Igreja Matriz -dedicada a Sta Maria; Capela Raínha Sta. Isabel (decorada com azulejos do séc.XVIII); Convento dos Congregados de S.Filipe Néri (painéis de azulejos do séc.XVIII; Paço Real D.Dinis (actual Pousada); Portas da Cidade, "Currais, Sta Catarina, Sto António"; Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia (colecção valiosa e original de bonecos de Estremoz); Oficinas de Barristas e Bonecreiros; Mercado Saloio - aos Sábados - com espaço de velharias, fábrica de tratamento de ameixas d'Elvas, charcutaria e vinhos.
BORBA: Conquistada e povoadapor D.AfonsoII em 1217. D.Dinis deu-lhe foral em 1302. Aqui se travou, em 1665, a batalha de Montes Claros. Fonte das Bicas (estilo neo-clássico); Castelo (séc.XIII, conserva a Torre de Menagem e as Portas de Estremoz e do Celeiro); Igreja Conventual das Servas de Cristo; Feira do Vinho (Anual); inúmeras casas de antiguidades;
VILA VIÇOSA: Carta foral concedida por D.Afonso III em 1270. Foi sede do Ducado de Bragança. Igreja Matriz (a imagem gótica da Padroeira N.Srª Conceição - e que se diz ter sido oferecida por D. Nuno Álvares Pereira - . Foi esta imagem que D.JoãoIV coroou e proclamou Padroeira de Portugal nas cortes de 1646); Paço Ducal -grandioso museu de arte, armaria, arqueologia, riquíssima biblioteca e museu dos coches -; Pavilhão de caça - no Castelo; Porta dos Nós; Museu do Mármore; Fabricação de trabalhos em estanho; Florbela Espanca e Henrique Pousão.
REDONDO: Igreja Matriz -dedicada a N.Srª da Assunção; Convento de Sto. António -Frades Capuchos (1605); Convento de S.Paulo Eremita -um dos mais notáveis núcleos de paineis de azulejos do País, com temas Bíblicos (séc. XVIII); Castelo -fundado por D.Dinis (mantêm as Portas da Ravessa e do Relógio); Torre de Menagem -da époda de D.João II; Núcleo Dolménico da Serra d'Ossa -restos de muitas antas (freguesia de Nª Srª Freixo); Museu do Vinho e Enoteca; Olarias.
De Vale do Gaio - Barragem do Alqueva
TORRÃO: Anta do Torrão; Igreja Matriz (Capela-Mor : os azulejos-séc.XVI- e o pórtico Manuelino rendilhado); Igreja da Palma (azulejos séc.XVII - vida de S.João Baptista). Restaurantes: Excelentíssimo
VIANA DO ALENTEJO: Estação arquelógica/antiga povoação Romana "Herdade das Paredes"; Santuário de N.Sra. d Aires; Castelo; Igreja Matriz (Arq. Diogo de Arruda); Olaria Tradicional (origem na antiga Escola de Artes e Ofícios "Mestre Lagarto")
PORTEL: Igreja da Misericórdia -escultura gótica, em madeira, representando Cristo no túmulo; Igreja do Espírito Santo; Castelo -metade do séc.XIII - conserva a Torre de Menagem.
SAÍDA PARA ALQUEVA/MOURA: no caminho virar para AMIEIRA e seguir no sentido da Marina (complexo Turístico-Marítimo da Amieira-Marina: barcos/casa e barcos cruzeiros
De Vale do Gaio a Beja
TORRÃO: Anta do Torrão; Igreja Matriz (Capela-Mor : os azulejos-séc.XVI- e o pórtico Manuelino rendilhado); Igreja da Palma (azulejos séc.XVII - vida de S.João Baptista). Restaurantes: Excelentíssimo
ALVITO: Igreja Matriz -valioso retábulo de talha dourada-; Igreja Nª Srª das Neves -Museu de Arte Sacra-; Paço de Água de Peixes -Solar Alentejano (fins do séc.XV); Castelo -actual Pousada - é o único Castelo não régio em Portugal e autorizado por D.João II; Grutas do Alvito.
CUBA: Igreja Matriz de S.Vicente; Casa Museu de Fialho de Almeida; Jazigo de Fialho de Almeida, do escultor Simões de Almeida, e onde está esculpido "Os Gatos" com a inscrição "miando pouco, arranhando sempre e não temendo nunca".
VIDIGUEIRA: Igreja da Misericórdia; Torre do Relógio -único vestígio da época de Vasco da Gama-; Paços do Concelho; Convento de Nª Srª das Relíquias (arredores); Rota do Pão e do Vinho (Posto de Turismo); Museu Municipal da Vidigueira.
VILA DE FRADES: Povoado por Monges que se instalaram no Convento de S. Cucufate em 1225; Igreja Matriz -retábulo de talha policromada da época de D.Maria II-; Vila Romana de S.Cucufate; Vinhos -Adega Cooperativa de Vidigueira.
BEJA, ex Pax Júlia (período Romano), mais tarde Baju (Muçulmanos) e finalmente Beja: Igreja de Sta Maria (árvore de Jessé); Igreja da Misericórdia; Convento de S.Francisco -actual Pousada; Convento da Conceição -séc.XV - ordem Franciscanas de Sta. Clara, entre as quais se destacou a Sóror Mariana Alcoforado, pelo romantismo das suas cartas de amor ao cavaleiro Chamilly-; Castelo e Muralhas; Torre de Menagem (com 36 metros de altura); Museu Raínha D.Leonor (instalado no Convento da Conceição) - sala do Capítulo (azulejos hispano-árabes com motivos geométricos), espólio das épocas romana e visigótica; Cerâmica; Pintura; Café Luís da Rocha.
De Vale do Gaio a Alcácer do Sal - Praias do Litoral
ALCÁCER DO SAL: Foi Cidade episcopal visigoda, celebrizada pelos Romanos com o nome de Salácia. Tomada por D.Afonso II em 1217, nela se instalou a Ordem Militar de Santiago; Igreja de Sta Maria (séc XII - situada no recinto do Castelo); Convento de Sto António -cúpula de jaspe quase transparente, é de particular encanto na pureza do desenho (estilo renascença); Castelo, de construção Muçulmana, e onde está instalada a Pousada D.Afonso II. Restaurantes: Quintalinho (e a sua Canja de Cherne)
COMPORTA: Acesso às praias do litoral; Restaurantes: Museu do Arroz; Ilha do Arroz